Início Beauty Fair 2019 Você sabe se relacionar com o seu cliente?

Você sabe se relacionar com o seu cliente?

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A excelência no atendimento deve vir não só do salão físico; é importante também se atentar à web e
tudo o que sua marca representa

Sabe todas aquelas dicas de servir café para a cliente enquanto ela espera ou sorrir e ser educado sempre? Boas maneiras não devem ficar apenas no seu ambiente físico. Suas páginas, fanpages e perfis nas redes sociais devem traduzir também as boas práticas de um atendimento de excelência. Isso porque o mundo virtual pode ser um grande aliado para a divulgação de sua marca e/ou serviço, mas também pode ser cruel quando não se dá a devida atenção.

Esse é o tema da palestra “Fidelização: Relacionamento 4.0”, do professor e palestrante Levi Lopes, durante o #SalãoDigital, que será realizado neste domingo, na Beauty Fair. Levi Lopes é Head of Customer Experience na ComSchool, responsável pela qualidade da experiência de oito mil alunos por ano. “Excelência no atendimento através das redes sociais, ouvir feedbacks negativos ou positivos e fidelizar o cliente são algumas das formas de atingir o relacionamento com o cliente nas redes sociais de forma positiva”, avalia. 

Muito mais do que pose
Ter uma conta no Facebook, Instagram ou mesmo no Twitter requer esforço, dedicação e tempo. Assim como os salões têm recepcionistas sorridentes, é preciso responder comentários, solucionar dúvidas e dar feedback para os clientes nas redes sociais. “Elas não são só um pós-venda; servem também para fazer negócios. É preciso ter mais atenção e conteúdo de qualidade para atrair seguidores que, no futuro, se tornarão ou não clientes”, explica.

De acordo com Levi Lopes, as empresas que só melhoram os processos internos olhando a concorrência podem ficar presas no passado e esquecer de ouvir a demanda da base de clientes. “Quem é a persona, quais abordagens são feitas durante a crise e estratégias de relacionamento são fundamentais para fidelizar pessoas e dar visibilidade à sua marca”, acrescenta.

Durante o #SalãoDigital, o expert ainda irá falar sobre como atrair a atenção do seguidor com gatilhos mentais. Eles são estímulos recebidos pelo cérebro que influenciam diretamente na tomada de decisão das pessoas. Ao serem estimulados, viram uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados, fazendo com que a pessoa tenha vontade de consumir determinado produto ou serviço. 
“Há inúmeras estratégias para motivar a compra. Um bom exemplo é ter na fanpage para os frequentadores dicas de cortes ou novos tamanhos de cabelo, por exemplo. O marketing de conteúdo oferece informações importantes, que os consumidores querem aprender, mas de uma forma a engajar e atrair a atenção de novos seguidores”, detalha Levi Lopes.



Crie uma comunidade
Outra dica valiosa do especialista que será abordada durante o #SalãoDigital é a possibilidade da abertura de uma comunidade no Facebook. “Um lugar onde profissionais e clientes trocam experiências, colocam depoimentos, vídeos de serviços e até descontos exclusivos para quem é membro”, diz. 

Vale ainda usar e abusar de pílulas de conteúdo com vídeos de um ou dois minutos e até promoções com frases como “quer saber mais?” ou “a próxima a ganhar pode ser você” são boas ideias para as redes sociais. “Na comunidade, você pode ainda soltar formulários de pesquisa do Google Forms, que é uma ferramenta gratuita, para ter um feedback do salão e ver o que pode ser melhorado sem gastar nada com isso”, completa.

Ainda dá tempo de participar do #SalãoDigital Beauty Fair. Clique aqui e faça sua inscrição ou se dirija à Secretaria de Congressos da Beauty Fair, no Expo Center Norte. Nos vemos lá!

Por Katia Deutner
Fotos: iStock

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