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ULTA Beauty é a primeira parada da Delegação Beauty Fair

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Com curadoria de Julio Takano, grupo conheceu de perto as especificidades de uma das lojas da maior rede de perfumarias dos EUA


Viajar com a Delegação Beauty Fair é ter a garantia de uma série de benefícios, como curadoria especializada, ações exclusivas e voltadas para o varejo de beleza e networking. As visitas técnicas são, definitivamente, um diferencial e, neste ano, o arquiteto Julio Takano, que tem mais de 20 anos de experiência, foi o responsável pela curadoria de lojas que serão visitadas pela Delegação.

A ideia desse tipo de atividade é apresentar aos empresários brasileiros como funcionam os modelos de negócio americano de segmentos diversos dentro do varejo e a Ulta Beauty foi a escolha de Takano no setor de beleza. A rede, que é a maior dos Estados Unidos, inaugurou há pouco tempo uma unidade no Upper East Side e tem alguns diferenciais em relação às demais unidades, já que esta foi criada para atender um público diferente.
Conheça alguns dos detalhes da loja a seguir e a cobertura completa das visitas técnicas você encontrará na próxima edição da revista Beauty Fair Negócios:

Check-out
Por ser uma loja de vendas de massa o checkout é na porta da loja.

Espaço aéreo
O espaço negativo da loja foi preenchido com iluminação que é igual tanto para marcas de massa quanto as de prestígio, aquelas que são premium.

Marca própria
Os itens próprios ULTA Beauty são dispostos na parede e no solo com uma proporção de mais de 20% dentro da loja.

Gerador de tráfego
O salão de beleza, localizado no fundo da loja, acaba sendo um dos geradores de tráfego, ao contrário do caixa.

Loja acessível
Os equipamento de eletrobeleza não são colocados como itens premium, mas isso tem a ver com a cultura americana. Por esse motivo é preciso ter cuidado com a forma como você dispõe os equipamentos premium para não desvalorizá-lo.

Qualificação
As consultoras do salão dão suporte aos clientes que costumam ter dúvida e a empresa começou o processo de qualificação com o Academy Ulta, que é a base do pilar do varejo de massa e de prestígio.

Elemento icônico
Quando você quer destacar algo na loja, você usa um elemento icônico. Na ULTA, foram colocadas luminárias que são barras metálicas com LED dentro. No varejo premium, valoriza-se os produtos com luzes mais focadas, como uma boutique. Mas na ULTA, por causa do posicionamento mais low coast, não usaram as luminárias focais; colocaram elementos na patê superior para criar um aumento de iluminação.

Estacionamento de maridos
A mulher gosta que o marido a acompanhe, mas não quer que ele atrapalhe o processo de compra. Ela também não quer perdê-lo de vista. Sendo assim, da área de prestígio ela pode ver a família toda sentada na janela. Ela ter um domínio é muito estratégico, já que muitas lojas criam lounges onde a mulher perde contato com a família. Na ULTA, esse espaço é muito bom, bem localizado e confortável.

Por Fabíola Freitas, de Nova Iorque

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