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Skincare surge como oportunidade nas perfumarias

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Com crescimento exponencial nos últimos anos, os produtos de cuidados com a pele deverão ter prioridade da indústria junto ao varejo especializado em 2019



Um estudo apresentado pela L’Oréal durante evento em Nova Iorque com a Delegação Beauty Fair na NRF, mostrou que, atualmente, a categoria de skincare não está nem entre os Top 5 de vendas no Brasil, porém já é um mercado de peso com crescimento de duplo dígito a cada ano.

“Temos observado o crescimento da categoria no mercado massivo, principalmente pela migração de clientes do porta a porta, que representam em média mais de 2 milhões de novos consumidores”, revela Bianca Pi, diretora da marca L’Oréal Brasil.

A categoria tem sido bem trabalhada no canal farma, no entanto, é na perfumaria que a indústria encontra mais oportunidades e está direcionando investimentos, o que pode se tornar um segmento promissor aos varejistas do canal especializado que estiverem atentos a este movimento.

A CMO da empresa, Elizabeth, participou da ação promovida para os lojistas brasileiros da Delegação Beauty Fair, e apresentou como tem sido a jornada do consumidor de skincare nos Estados Unidos. “Para muitos consumidores de produtos para a pele, a prateleira é o momento de decisão de compra. Invista na apresentação do PDV, design do produto, preço, display para conversão de vendas”, aconselha Elizabeth.

Ela ainda completou: “a categoria de skincare deve ter um approach mais emocional para as consumidoras e temos observado a relevância disso em toda a jornada”. Confira a seguir outros insights importantes apresentados pela CMO para ajudar o varejo:

  • Garanta que sua loja e suas promoções sejam fáceis de encontrar, principalmente on-line. Consumidores usam o canal on-line para pesquisar as melhores ofertas.
  • O consumidor sabe o que quer e fica aliviado quando encontra a marca ou produto que procura, mas fica entediado rapidamente se o varejista não interage apresentando outras opções e as últimas novidades.
  • Após a fase que o consumidor descobre o que realmente precisa para suas necessidades, a tendência é de encontrar uma série de frustrações ao longo do caminho rumo à compra. A comunicação do varejista deve estar orientada a mostrar os benefícios do produto de forma clara.
  • Interações pessoais são fundamentais para ajudar o consumidor. As demonstradoras de sua loja devem inspirar confiança e mostrar que o consumidor está tomando a decisão correta. Teste de produtos e demonstrações também são muito úteis.

A L’Oréal está, definitivamente, engajada em alavancar as vendas de produtos para cuidados com a pele e sinaliza que conta com a perfumaria como forte parceiro nesta jornada. A companhia que já é líder em alguns segmentos como água micelar, anti-sinais e BB cream, acredita na educação da cliente como elemento de transformação e resultados no ponto de venda.

Por isso, apresentou aos lojistas da Delegação Beauty Fair como pretende trabalhar o ponto de venda, de modo que o consumidor entenda que cuidados com a pele vão muito além de limpeza e proteção solar. “Nosso papel é ensinar nosso consumidor que existe uma rotina completa de skincare e vamos atuar bem próximo do varejo para atingir este objetivo, usando todas as nossas ferramentas, desde a comunicação do PDV até vídeos, influenciadoras digitais, sites próprios, CRM e aplicativos”, afirmou Bianca Pi.

Por Deborah Huff, de Nova Iorque
Fotos: Douglas Matsunaga

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