A Inoar firmou parceria com o Instituto Chico Mendes e lança o Projeto SUSTENTA BêLO. A ideia, além de uma revolução na questão da responsabilidade compartilhada e compromisso social, é pioneira no Brasil e consiste em, através de uma logística reversa efetiva considera os descartes de forma correta para os cabelos que são cortados em salões de beleza.
O projeto apoia-se em algumas ações, como inovação na logística reversa de resíduos capilares; interação com a comunidade local através da inclusão social e empoderamento feminino; e destinação correta de cabelos após o corte.
O respeito ao meio ambiente é um dos pilares da Inoar, marca que é referência no mercado de cosméticos e conta com mais de 300 itens em seu portfólio, e levando em conta que ainda não havia uma logística reversa efetiva no Brasil, a marca se uniu ao Instituto Internacional Chico Mendes para lançar esse projeto pioneiro. Numa segunda etapa prevê-se a possibilidade de desenvolver novos produtos feito a base do beneficiamento de descartes capilares.
O projeto conta com algumas etapas como o acondicionamento apropriado de fios de cabelos descartados por profissionais de beleza; treinamento e capacitação de pessoal de cada salão para o correto manuseio dos descartes (cabelos cortados); orientação por meio de cartilhas; certificação oferecida pelo Instituto Chico Mendes, bem como a outorga e chancela de que o projeto foi implementado com sucesso; além de acompanhamento dos transportes realizado pela Inoar até o galpão onde o resíduo será devidamente tratado.
A fundadora da Inoar, Inocência Manoel, acredita que toda a cadeia de stakeholders envolvida no projeto se tornará comprometida com questões tangíveis como o processo de coleta dos resíduos capilares e, principalmente, questões intangíveis de valores fundamentados no ciclo virtuoso que se formou através deste trabalho de preservação do meio ambiente.