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Fórum do Varejo de Beleza abre programação da Beauty Fair 2017

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Na manhã desta segunda-feira (08), o Expo Center Norte recebeu o Fórum Beauty Fair do Varejo de Beleza 2017, evento que reuniu gestores das principais perfumarias do Brasil para exibir um panorama das novas estratégias, visão e valores que o varejo está apresentando no mercado. Cesar Tsukuda, diretor superintendente da Beauty Fair, foi quem abriu o evento falando sobre a importância de ampliar e atualizar a visão de negócios através de boas escolhas, diante das novidades que o mercado apresenta. “Para atingir suas metas e objetivos, a equipe precisa estar bem treinada. Talvez esteja na hora, não só de treinar, mas de educar os profissionais do setor. Uma equipe bem educada profissionalmente, ela não só bate metas, mas ela perpetua seu negócio através de valores e propósitos. De fato, a grande maioria dos empresários sairá bem melhor da crise, seja por estar investindo no mercado com lojas ou olhando para as operações internamente, otimizando a eficiência das operações e tornando o setor muito mais forte. Pensando em escolhas, a Beauty Fair está trazendo uma pesquisa inédita, onde fizemos um raio X da perfumaria no Brasil com dados que com certeza irá ajudar vocês a tomar decisões não só individualmente, mas em conjuntos com a indústria ”, discursou o superintendente da Beauty Fair.

Foi pensando em formar nova visão de negócio que Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, apresentou a palestra O Básico Bem Feito, estimulando os participantes a simplificarem o ambiente corporativo. “Ter disciplina, alinhamento e educação para fazer um bom trabalho para o cliente é o básico perfeito, é um exercício de simplificação”, comenta Serrentino. Com subtítulos que mostrava cases de sucessos, o tema foi dividido em simplificar a loja; simplificar a comunicação; simplificar a tecnologia – a serviço do cliente; simplificar as estruturas de negócios e simplificar a vida das pessoas. “Quanto mais básico melhor vai a ser a execução do varejo”, completa.
Para Alberto, a comunicação feita de forma clara e transparente, estimula a melhoria na relação de fidelização e de expansão da empresa. “Essa postura só irá ajudar a melhorar os processos e a fluidez no varejo”, revela. Para exemplificar na prática o que Alberto Serrentino mostrou na teoria o que André Ricardo Campos, CEO do grupo Assai, apresentou na prática.

Cases de Sucesso
Com o tema Case Atacarejo: onde a disciplina e o rigor de execução definem resultado; André Ricardo Campos mostrou que os bons resultados é algo que não faltam para o grupo. “O Assai quebrou as barreiras de lojas mal cuidadas e muito populares. A crise impulsionou o crescimento do Assaí e, em 2016, inauguramos nossa centésima loja. Atualmente somos a maior unidade do Grupo Pão de Açúcar e, agora, somos o segundo maior do setor de atacados do mundo. As nossas lojas são diferenciadas. São organizadas, limpas e bom preço. Não tem mágica. Temos foco com estratégia comercial bem pensada. Temos que fazer o básico bem feito, mas isso requer disciplina, cuidado e boa estratégia”, conta André. No total o grupo tem 112 lojas em 17 estados, com planos para inaugurar mais 20 lojas até dezembro.

Um dos maiores desafios dos varejistas foi exposto por Mário Ruggerio, diretor de operações da NeoGrid, destacou dados e informações sobre os impactos da ruptura no ponto de vendas a partir de três aspectos: tendências de mercado, a nova dinâmica que o setor tem encontrado para desviar da crise; rupturas e suas principais razões, destacando dados e números de consumidores de diferentes áreas; e, por fim, o que estão fazendo as industrias e os varejos, com um cenário completamente colaborativo, onde os varejistas começam a mudar as atitudes compartilhando informações com as industrias para trabalharem junto e conquistar o consumidor final.

O destaque da palestra foram os dados que Mário levantou, setores do varejo perderam suas vendas por conta da crise, o setor de cosméticos e beleza foi o que menos sofreu com esse impacto, caindo apenas 3,2% das vendas. Outro fator abordado na palestra foi a organização com os produtos e estoque, por isso a execução é fundamental, quando diz respeito as rupturas, o varejista, segundo Mário, não pode desperdiçar com uma grande quantidade de produtos em estoque, e nem deixar faltar. Ele precisa encontrar o equilíbrio para não ter futuras rupturas e conhecer seus consumidores para saber quais produtos vão ser procurados. “Há somente 4% de chance de encontrar 40 itens de uma lista de compras”, revela.

Por fim, Mário ressaltou algumas reflexões para os gestores para que mudem a forma de encarar o mercado e o consumidor, dizendo, mais uma vez, que o momento de crise e pressão por resultados pede uma atitude colaborativa entre varejo e indústria; O controle de custo dos estoques sem gerar excessos e faltas será fundamental atingir os resultados. Além da avaliação correta do mix e o foco no combate à ruptura dos produtos de mais alto giro é fator chave do sucesso.

Outro case de sucesso que foi levantado no primeiro bloco de palestras foi a do Marcello Monero, gerente executivo da AM/PM Ipiranga, que dividiu com os gestores como administra as franquias dentro dos postos e como faz para atender diferentes tipos de público. “Desenvolvemos uma marca própria e desenvolvemos a AM/PM , temos o km de vantagens. Todas as franquias participam das promoções além de ter programas de incentivo em todas as lojas, tanto para franqueados quanto para funcionários. Ele conta que hoje são a maior rede de lojas do Brasil e conseguem atingir bons resultados por causa do alinhamento que existe entre o serviço e o cliente. Fomos nós inovando para ser simples na operação”, explicou Marcello.

Finalizando o primeiro bloco, Alberto Serrentino resumiu as principais informações dos palestrantes. “O bom cuidado é o básico vital para as empresas se envolverem em novos e bem sucedido projetos”. Ele indagou os participantes a responderem duas perguntas: Quem é sua marca e como ela ajuda o consumidor dando dicas simples para o sucesso.

 

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