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Fórum Digital: 6 lições de como atrair clientes nos salões usando a internet

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Mesmo em meio aos transtornos gerados pela greve dos caminhoneiros, o auditório do espaço Cubo, localizado na Vila Olímpia, em São Paulo, estava cheio. Para esse público, o caos na cidade não foi nada diante da atualização e o conhecimento que o Fórum Digital Para Profissionais de Beleza prometia oferecer. E vale dizer que o evento organizado pela Beauty Fair em parceria com o Ahazou cumpriu com a promessa de conteúdo relevante para quem deseja se destacar na internet. Até porque, hoje em dia, não é só o atendimento, bons serviços e preços que contam na hora de fidelizar ou conquistar um cliente, não é mesmo?

Confira os destaques desse dia intenso de informação e fique de olho em nossas redes sociais para não perder a próxima edição do evento e ter acesso ao conteúdo na íntegra!

1. Soluções tecnológicas para turbinar seu negócio

Rui Miadara (Ahazou)  mediou um bate-papo com representantes de outras empresas desenvolvedoras de aplicativos, como I Love Me, Trinks e Evoluoservice. Os palestrantes apresentaram as tecnologias de suas empresas, e abordaram as vantagens que os profissionais e salões de beleza obtém quando se valem de tecnologias em seu dia a dia. Veja alguns destaques:

“As pessoas pedem táxi por app, compram ingresso, fazem reserva. Quem não inova, fica para trás. No digital, o que vale é a experiência de consumo.”
“Tradição e inovação precisam viver em equilíbrio.”
“A tecnologia está mudando a forma de fazer tudo.”
“Você precisa estar com seu cliente mesmo quando ele não está em seu salão.”
“As empresas de tecnologia só querem economizar o seu tempo.”

2. O segredo que não te contaram sobre atrair mais clientes

Ricardo Cestari, head de digital da Neoassist, explicou como o Inbound Marketing funciona. Segundo ele, você atrai o cliente através de conteúdo e vai nutrindo-o cada vez mais até que ele esteja interessado em seu serviço. No entanto, é preciso ter atenção, já que há muitos canais para compartilhar conteúdo, mas é preciso focar sempre em um só.

Como começar a criar conteúdo?
1) Conheça a sua persona
2) Mapeie a jornada de compra
3) Escolha os canais e as ferramentas
4) Estude à fundo como os canais escolhidos funcionam
5) Crie um calendário editorial
6) Crie fluxo para preencher com conteúdo cada etapa da jornada


3. Como ser um profissional influenciador da beleza

Juliana Rakoza, além de maquiadora profissional,  é digital influencer, mas nunca havia pensado nisso. Sobre o tema, ela ressalta que, as pessoas estão vendo que outras ganham dinheiro com as redes sociais, querem fazer igual, mas não sabem como. Aí começam a fazer de qualquer jeito. E esse qualquer jeito, na maioria das vezes, não funciona. Então, para quem deseja se tornar um profissional de beleza influenciador, ela compartilhou uma espécie de passo a passo. Confira:

Passo 1: Qual o seu objetivo? Onde você quer chegar?
Passo 2: Como eu quero ser visto? Quais são meus talentos e diferenciais?
Passo 3: O que compõe sua imagem de marca? Aparência? Redes Sociais?
Passo 4: Teoria dos espaços vazios: quais você pode ocupar?
Passo 5: Olhe para o que outras pessoas estão fazendo. Quais profissionais você admira que fazem um trabalho digital que você considera consistente? O que eles fazem melhor? O que você pode fazer como eles?
Passo 6: Por onde começar? Entenda sobre o mercado digital. Profissionalize-se!
Passo 7: Bote a mão na massa: descubra quem é sua audiência. Tenha frequência nas postagens. Reserve um tempo para produzir conteúdo.
Passo 8: Quem não é visto, não é lembrado. Não faça auto sabotagem. Seja você! Observe a reação do seu público após suas postagens.

4. Fotografia para redes sociais

Gustavo Morita é fotógrafo há 12 anos e durante sua apresentação explicou algumas técnicas de captação de imagens utilizando aplicativos e luz. Ele deixou claro que não é o equipamento o item mais importante para se obter fotos incríveis, mas sim a luz. Por isso é essencial ter familiaridade com ela para conseguir bons resultados. Entre as inúmeras dicas que o profissional compartilhou, listamos algumas abaixo para você conferir:

– Faça antes e depois dos procedimentos para publicar em seu Instagram
– Escolha um cenário legal ou fundo branco
– O Ring Light desenha o contorno do rosto. Para fazer um caseiro, intercale lâmpadas quente e fria ou utilize apenas fria em um suporte redondo.
– Aplicativos para tratamento de imagens são importantes: Snapseed, Vscocam, PS e Adobe Lightroom Mobile são algumas opções.


5.
Talk Show – Cases de Sucesso no salões

Responsáveis pela comunicação de três importantes redes de salões, Rosângela Barchetta, Juliana Vieira e Elaine Dunkl contaram com a mediação de Marie Suzuki Fujisawa, gerente de relações institucionais e educação da Beauty Fair durante bate-papo em que falaram sobre as ações que Studio W, C.Kamura e Jacques Janine realizam nas redes sociais, além de terem dado dicas e tirado dúvidas.

Importante saber:
– Tenha um perfil pessoal diferente do profissional
– Não importa o número de seguidores e likes, mas quantas pessoas você levou para seu salão através das redes sociais
– Saiba o que sua cliente, seu seguidor quer ver
– Diversidade: não adianta colocar apenas fotos de mulheres loiras, por exemplo. Você precisa postar coisas com as quais as clientes e possíveis do seu salão se identificam
– Saiba o que você quer e como quer atrair as pessoas
– Se você tiver mais de uma unidade, una os profissionais do salão em grupo no WhatsApp para que troquem mensagens. Você também pode dar feedback sobre melhorias e obter conteúdo a partir das conversas
– Use # específicas nas postagens para garantir um alcance bacana

6. Redes sociais – Melhore a sua imagem

Todo mundo está na internet hoje em dia. Na verdade, quase todo mundo. Ainda há um grande número de pessoas se aventurando nas redes. Prova disso é o dado que Maurici Junior, da Comschool, levou à sua palestra de que, a cada segundo, oito novas pessoas conhecem e entram na internet.
Outra informação relevante dada pelo profissional é que uma rede social não salva produtos ruins. Com isso, vale pensar que é preciso estar na internet, mas essencial mesmo é trabalhar com qualidade e oferecer bons resultados fisicamente.
Entre muitas dicas e informações relevantes, Maurici ainda ressaltou que é bastante importante fazer um investimento para aparecer no Google. Ou seja, é um conjunto de fatores que fará você se destacar não só no salão, mas também nas redes sociais.

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