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Beauty Fair 2018: De pai para filho

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Sucessão familiar foi um dos temas do 9º Seminário de Gestão em Negócios de Beleza


A gestão dos salões de beleza, por muitas vezes, é um assunto complicado, até mesmo entre os empresários. Mais complicado ainda é pensar lá no futuro, no momento da passada do bastão a algum familiar. Em sua nona edição, o Seminário de Gestão em Negócios em Beleza abordou o tema da sucessão e reuniu gestores de grandes redes para opinar sobre o tema, além de especialistas, como Fábio

Mizumoto, sócio da consultoria Markestrat e professor da FGV-EESP, que falou sobre algumas práticas recomendadas para que haja continuidade do negócio, que nem sempre é de pai para filho, mas que pode ser entre outros membros da família. “Não temos uma receita pronta. Cada família terá a sua desde que comece a ensinar o seu sucessor o quanto antes”, afirmou.

Ele abordou os 3Cs: Comando, Combinado e Competência e disse que esses quesitos têm grande relevância no processo de sucessão. O comando tem relação com a necessidade de se empreender e manter uma harmonia nessa transição. Sem comando, as famílias podem cair em armadilhas, como demora em tomadas de decisão, falta de coordenação entre algumas áreas da empresa e por aí vai. Havendo um comando, pode haver um combinado, que é a base para um bom entendimento entre os familiares, e é fundamental para que haja prestação de contas entre si e tomadas de decisões em conjunto, por exemplo. Já a competência é extremamente fundamental para a continuidade do negócio. Não adianta uma pessoa que tem aptidão para uma área querer liderar outro setor que, por sua vez, tem alguém mais competente para a função. Em um processo de sucessão, todo cuidado e equilíbrio é pouco.

Mesa redonda
Para exemplificar um processo de sucessão, a Beauty Fair convidou alguns gestores de importantes redes no Brasil. Janine Goossens e Diane Gossens representaram a marca Jacques Janine, que está no mercado de beleza há mais de 60 anos. A história da empresa se funde com a história do casal, Jacques e Janine, que se conheceram na França, país de origem, e ao vir para o Brasil, depois de casarem, abriram o primeiro salão da rede. “Ele é cabelereiro e eu sou esteticista. Nós tínhamos profissões parecidas e foi assim que nasceu o Jacques Janine e todos esses anos foram regidos com amor à profissão, ao trabalho e à família”, contou a fundadora.

O casal, junto há 56 anos, tem duas filhas, cinco netos e uma bisneta. Assim como as filhas, Diane Goossens e Natalie Schues, que trabalham na empresa dos pais; dois dos netos, Olivier Chemin e Chloé Gaya também fazem parte da estrutura da rede.

De bastante renome no mercado, a rede Hélio Diff, de Hélio Nakanishi, possui dez salões em Brasília, sendo um deles o Instituto Hélio, que tem o objetivo de proporcionar formação pessoal e profissional além do aperfeiçoamento técnico e colaborar com a diminuição da informalidade no segmento da beleza. Hélio marcou presença no evento junto de seu filho, Gustavo Nakanishi. “A nossa equipe preza pela excelência no atendimento, investindo e capacitando profissionais para que possam tornar-se referência e inspiração, sempre diante de muito foco, força e fé. É isso que ensino aos meus sucessores”, disse Hélio.

Hideaki Iijima, cabeleireiro e empreendedor da beleza, representou a rede Soho Hair Internacional, ao lado de Dai Iíjima, seu filho. Utilizada por 25 salões distribuídos em diferentes bairros de São Paulo e três academias voltadas para formação e aperfeiçoamento de cabeleireiros, a marca Soho Hair Internacional nasceu em 1982, da visão arrojada de Hideaki. “O mérito deste sucesso está na revolução do setor de cabeleireiros, empreendida por esse japonês que nunca abandonou a filosofia que muitos consideraram como estratégica para a reconstrução do Japão Pós-Guerra: disciplina, dedicação, humildade e lealdade”, afirmou o fundador.

 

Por Laura Mariana

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