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ComunicaA�A?o e sucesso nos negA?cios estA?o conectados

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A� fA?cil perceber o poder da comunicaA�A?o no relacionamento entre as pessoas e nas trocas de experiA?ncias. VocA? consegue imaginar a dificuldade que podemos ter quando um lA�der, um gerente, um profissional da beleza ou um cliente nA?o se expressa corretamente?

Em uma sociedade cada vez mais globalizada e conectada, a forma que nA?s nos comunicamos se tornou atributo valioso para nosso desenvolvimento pessoal e profissional, mas somente quando A� feita de forma eficiente, estratA�gica e sem ruA�dos.

Em um contexto social mercadolA?gico, o Brasil passou por mudanA�as significativas nas dA�cadas de 1950 atA� metade dos anos 1990, devido a avanA�os polA�ticos e socioeconA?micos, o que deu inA�cio a uma competitividade acirrada entre as empresas de diversos segmentos, inclusive os salA�es, que tem grande participaA�A?o no setor da beleza, mercado que, a cada ano, mostra sua representatividade para nossa economia.

Neste sentido, o mercado atual exige que, nA?s, empresA?rios, estejamos cada vez mais envolvidos com a equipe e preocupados em transparecer seguranA�a e credibilidade para gerar resultados positivos para o salA?o – seja ele de pequeno, mA�dio ou grande porte. A� nesse processo que surge a necessidade de transmitir informaA�A�es coerentes e efetivas aos colaboradores, aos clientes e aos parceiros para atender as expectativas da melhor maneira.

Para se ter uma ideia, segundo o Great Place to Work, 80% dos problemas das empresas sA?o provenientes de falhas na comunicaA�A?o. Isso significa que, sem uma boa conversa, nA?o chegamos a lugar nenhum e nem aos mesmos objetivos: oferecer o melhor serviA�o, realA�ar a beleza de quem nos procura e manter o negA?cio sustentA?vel. Claro, existem pessoas que se expressam melhor, mas, se vocA? nA?o tem o perfil comunicativo, nA?o significa que deva criar barreiras com o universo ao seu redor.

Uma comunicaA�A?o eficaz envolve:

  • Expor objetivos, metas e planos para beneficiar ambas as partes;
  • Clareza nas informaA�A�es;
  • Postura e equilA�brio na entonaA�A?o vocal;
  • Ler muito e investir em atualizaA�A?o para ter propriedade ao falar;
  • Contratar uma empresa de consultoria, se houver a necessidade;
  • Discordar, sem ser desagradA?vel.

O que devemos evitar:

  • Fazer valer apenas a sua opiniA?o;
  • NA?o ouvir atentamente ao outro;
  • Usar frases de dupla compreensA?o;
  • A�Criticar sem ter motivos plausA�veis;
  • Falar para terceiros os problemas que vocA? tem com alguA�m, sem resolver a questA?o com a prA?pria pessoa;
  • Fugir de qualquer tipo de conversa sA? porque A� o chefe.

Existe um elo entre a comunicaA�A?o e a rentabilidade do negA?cio. Deixar de se expressar de forma eficiente pode resultar em erros irreparA?veis na sua trajetA?ria profissional. Sendo assim, as informaA�A�es que vocA? transmite pode afastar ou aproximar, alA�m de criar relacionamentos essenciais para manter sua empresa competitiva. NA?o fuja de uma boa conversa, pois se comunicar estrategicamente A� uma arte para nosso mercado, assim como valorizar a beleza do cliente. Afinal, trabalhamos com pessoas o tempo inteiro, nA?o A� mesmo?

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