7 A 10 DE SETEMBRO
Expo Center Norte - SP
Entrar / Cadastrar

TELEVENDAS: (11) 3181-5197

WHATSAPP: (11) 97961-0275

Início Destaque Como fidelizar clientes no salão com 8 estratégias simples

Como fidelizar clientes no salão com 8 estratégias simples

0
4986

fidelizar clientes no salão

Fidelizar clientes no salão de beleza é resultado, em grande parte, das boas experiências vividas no ambiente que deve ser sinônimo de bem-estar e beleza. Para que a clientela tenha essa percepção, que vai além dos bons resultados dos serviços que procuram, o salão precisa funcionar de maneira organizada, como uma máquina, onde cada engrenagem tem a sua função e importância. Cintia Cazate, gerente de marketing da rede de salões Soho, tem experiência na área e vai ajudar você com algumas orientações consideradas fundamentais para que gestores e profissionais ampliem a cartela de clientes. Anote as dicas!

 

fidelizar clientes no salão1. Prepare sua equipe

“Mais do que saber cortar, tingir, fazer unhas, estética ou maquiar, o profissional precisa estar treinado para identificar a real necessidade do cliente, pois nem sempre o que ele procura é o que ele precisa. Conversar de uma maneira agradável ajuda a conhecer a pessoa que você irá atender e fazer um serviço personalizado. A recepção deve receber atenção especial dos gestores no quesito treinamento, pois é a porta de entrada e saída do cliente. A boa ou a má impressão do estabelecimento passa pela recepção. Por isso devemos colocar pessoas simpáticas, atenciosas, pacientes e com muito jogo de cintura para resolver situações desagradáveis de maneira tranquila sem que o cliente sofra incômodos. O atendimento deve ter coerência e unidade do início ao fim”.

 

2. Faça ofertas exclusivas

“Promoções sempre atraem clientes, mas o profissional e gestor devem ter a sensibilidade do que funciona ou não no seu salão. Nem sempre o que pega bem em um lugar faz sucesso em outro. Nessa hora, uma pessoa que entende de marketing é importante para direcionar, estudar a concorrência, as tendências, a região e o perfil da clientela”.

 

3. Promova parcerias

“O salão perde muito em não fazer parcerias com o comércio da região. Parcerias com estacionamentos são muito bem-vindas, por exemplo. A cliente paga mais barato, ou não paga, e já fica satisfeita com isso. Descontos e pacotes para funcionários de empresas também são incríveis, pois as pessoas buscam resolver a vida perto do trabalho. Dependendo da localização do salão, essas ações aumentam muito o faturamento e fidelizam novos clientes”.

 

4. Ofereça um local impecável

“O salão deve estar sempre limpo, bonito e organizado. Para não causar transtornos às clientes e nem atrapalhar os funcionários, as nossas faxineiras chegam bem antes do salão abrir. Mas, mesmo com uma equipe de limpeza, é de responsabilidade do profissional manter a bancada, cadeira e o espaço dele organizado e limpo. É essencial e básico como escovar os dentes”.

 

fidelizar clientes no salão5. Abuse das redes sociais

“A rede social é a vitrine do profissional e do salão. Em nosso protocolo educacional, orientamos o profissional a separar perfis pessoal do profissional. O cliente entra na sua página e quer ver seu portfólio, não os detalhes do seu fim de semana. Nas redes oficiais do salão, destacamos o trabalho de todos os nossos profissionais e o linkamos. Além disso, fizemos uma cartilha interna sobre como os profissionais podem melhorar as suas fotos com dicas simples. E a evolução da rede dos profissionais foi muito significativa; muitos até aumentaram o seu faturamento por meio de pequenas mudanças em suas redes”.

 

6. Organize eventos

“Essa é uma questão polêmica que vai depender muito de vários fatores. Se o gestor tiver um espaço ocioso será sempre válido, mas o evento jamais pode atrapalhar o seu cliente fiel. Tentem marcar eventos em dias e horário alternativos. Tome cuidado, pois é desagradável a cliente estar no meio de um procedimento e se incomodar com uma movimentação que não faz parte da rotina do salão. O cliente, principalmente os fixos, devem ser sempre a prioridade do negócio, afinal de contas são eles que sustentam o salão. Somos uma rede de salões e o negócio principal é a beleza, não somos um buffet para promover eventos. Não podemos perder e nem nos esquecer do nosso foco de trabalho”.

 

7. Gerencie seu banco de dados

“Hoje, os softwares operacionais são fundamentais, principalmente em salões de médio a grande porte, mas de nada adianta ter um sistema incrível e não saber usar os benefícios. As informações precisam estar atualizadas e, abordar o cliente, atualizar seus dados e serviços da maneira adequada é um dos papeis da recepção. Um salão deve funcionar como uma clínica médica: o profissional deve ter o histórico de todos os serviços que o cliente fez para saber se deu certo ou não, se continua ou muda algo no protocolo de atendimento. O software deve estar atualizado sempre, e deve ser o primeiro a ser aberto no início do dia e o último a ser fechado”.

 

fidelizar clientes no salão8. Faça uma gestão compartilhada

“O gestor é o comandante do navio e deve saber se tudo anda bem. Para isso, a comunicação precisa ser um dos fatores mais importantes da gestão. De nada adianta o gestor decidir algo na rotina do negócio e a equipe só saber em cima da hora ou nem saber. Todos devem estar por dentro das promoções, parcerias, ações, diretos e deveres; aí a máquina funciona bem e o cliente sente essa unidade fluindo. Nós, do Soho, por exemplo, trabalhamos com redes próprias e sistema de franquias, mas todos precisamos falar a mesma língua. Temos uma política de formação unificada, o que já ajuda muito. Só trabalha em nossos salões quem se formou no Soho Academy. Nosso sistema é como uma grande rede de fast food, onde você desfruta do mesmo serviço e come exatamente o mesmo lanche em qualquer lugar. Temos a mesma bandeira e o cliente não precisa saber se o salão tem o mesmo dono ou não desde que a qualidade seja a mesma em todos os salões”.

 

 

 

LEIA TAMBÉM: Saiba porque a técnica de corte pode fidelizar mais que coloração

 

sohoacademy

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!