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BEAUTY FAIR E L’ORÉAL PROMOVEM FÓRUM DE LÍDERES DE SALÕES DE BELEZA 2017

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Nesta segunda-feira (19), aconteceu o primeiro dia do Fórum de Líderes de Salões de Beleza 2017. Voltado para proprietários e gestores de salões, o evento, que acontece no Hotel Renaissance, em São Paulo, reuniu cerca de 500 profissionais da área de beleza.

Ana Paula Rosa, gerente do setor educacional de Kérastase e mestre de cerimônia do evento, saudou os presentes e, em seguida, convidou ao palco Cesar Tsukuda, diretor-superintendente da Beauty Fair; Richard Klevenhusen, diretor do Instituto L’Oréal de Formação Profissional; e Mikael Henry, presidente da L’Oréal Brasil, que falaram sobre a parceria entre as empresas em mais um ano. “Ver essa plateia cheia me enche de alegria e otimismo, pois estamos em um período complicado. Um País melhor se traduz nessa sala com quase 500 representantes da beleza. É isso que nos motiva a continuar acreditado que este setor é maravilhoso, independente de momento e crise. Eu peço uma salva de palmas para todos vocês. Nenhum País se constrói sem a presença de líderes virtuosos e o fato de termos uma sala cheia de líderes diz muito sobre o que queremos. O Brasil é excelente. Que país e que setor nós queremos? É isso o que temos que nos perguntar. Deixo a palavra e o meu muito obrigado à L’Oréal por mais um ano de parceria. Obrigado!”, discursou Cesar.

Confira os destaques do evento a seguir.


“Conjuntura Econômica do Brasil e Perspectivas Índice de produtividade”

Miriam Leitão, jornalista e apresentadora do Globo News, comentarista econômica do Bom Dia Brasil, da Rede Globo, foi quem abriu o ciclo de palestras. A especialista em economia falou sobre a atual situação do País. “O cenário ainda não é tão promissor. Já estivemos piores, mas por conta da instabilidade e impopularidade do governo atual temos um cenário frágil. Teremos ainda muitas outras turbulências. A política terá muitos saltos e temos que nos preparar. Ela continua oscilando, mas calma, vamos superar, porque o Brasil é nosso. Vamos em frente! Essa é mais uma fase complicada”, disse antes de analisar o setor de beleza.

“Parabéns pela lei Salão-Parceiro e por quem se mobilizou pela regularização da categoria. O Brasil sempre viu o salão como um centro integrado de serviços, mas agora temos os espaços com serviços superespecializados. Essa é uma tendência mundial, apesar de achar que no Brasil o conceito dominante ainda será a central de serviços. Como os centros competem com os especializados? É tendo bons profissionais. Vocês, gestores, devem ter inteligência emocional para lidar com pessoas. Eu sei que a crise é difícil, está doendo em todos e em mim também que tenho que escrever sobre isso diariamente, mas vamos sair dela!”, ressaltou.

“As novas tecnologias e a geração Z”

Alberto Serrentino, consultor da Varese Retail, deu sequência à programação e apresentou um panorama do mercado de varejo fazendo relação com a crise política que estamos vivenciando. “Como a Miriam já pontuou brilhantemente, a crise ainda está aí e ainda teremos que ter força para enfrentar outras oscilações”, disse antes de falar sobre os novos hábitos de consumo do brasileiro. “O neoconsumidor da Geração Z configura-se no shopper digitalizado, conectado, multimídia e multicanal. Ele dispõe de informação em tempo real sobre produtos, marcas e preços e redefine com dinamismo crescente suas escalas de valor e critérios com os quais define canais, lojas, marcas e produtos. Por sua vez, o neovarejo deverá entender os neoconsumidores e repensar a proposta de valor da marca em uma dimensão ampliada, que envolva a diversificação e integração de canais de venda, comunicação e relacionamento. A integração de canais caracteriza-se pelo aumento das opções para o consumidor e a ampliação da flexibilidade operacional para o varejo”, disse.

Sobre o mercado digital, o especialista foi objetivo: “vocês têm uma vantagem: não há como cortar ou fazer um tratamento nos cabelos pela internet. O futuro é mesclar os dois canais – físico e digital – para que eles se complementem”, deu a dica Alberto.

“O mercado de beleza”

No segundo bloco de palestras, Richard Klevenhusen, diretor do Instituto L’Oréal, foi homenageado pelos membros da Associação Brasileira de Salões de Beleza, a ABSB, e outros colegas do setor que estiveram juntos durante as movimentações acerca da aprovação da lei.

José Augusto entregou a Richard uma placa ao amigo homenageando seu empenho durante a tramitação da lei Salão-Parceiro. Após a homenagem, Andrezza Torres, coordenadora nacional do Sebrae afirmou que os profissionais brasileiros de beleza registrados no sistema de Microempreendedor Individual (MEI) são uma verdadeira potência. “Para essa história dar certo deve haver parceria. Os profissionais cadastrados e parceiros do Sebrae não podem entrar em nossos programas como MEI e saírem como MEI; isso é impensável. O nosso trabalho constante é que eles entrem MEI e saiam de pequenos a médios empresários. É ilusão vocês acharem que viemos aqui apenas fazendo apologia do sistema MEI. Ele é ótimo, mas na visão do Sebrae, ele é o pontapé inicial”, disse.


“A importância das redes sociais para o crescimento dos negócios”

Natalie Freire, gerente de Negócios Facebook e Instagram deu aos gestores dicas sobre como podem utilizar as ferramentas digitais para otimizar seus negócios. “O Facebook tem a missão de tornar o mundo aberto e conectado. As pessoas usam o Facebook para se relacionar, já o Instagram é usado para ver e ser visto. Seguimos marcas e celebridades para nos inspirar no Instagram e os três temas mais falados são viagem, moda e beleza. Devemos nos apropriar dessa plataforma para nos divulgar. Os usuários querem consumir o que vocês criam”, ressaltou.
A especialista também fez algumas recomendações para melhorar a visibilidade dos salões nas redes. “A página é a identidade de vocês; criem essa identidade, mostrem o mundo real da sua empresa e compartilhem tudo o que for relevante. As imagens devem ser lindas. Os vídeos também funcionam muito na plataforma do Facebook. Celular é um comportamento e um hábito na vida das pessoas”, orientou antes de convidar ao palco Cristina Borges, diretora de comunicação de L’Oréal, que apresentou um case de sucesso sobre o uso das ferramentas digitais.

“Talk Show – Startups inovadoras: tecnologia de software para o setor de beleza”

Mediado por Alberto Serrentino, consultor da Varese Retail, o talk show abordou as facilidades dos sistemas das startups e as tecnologias de software que beneficiam o setor de beleza. Neto Paim, empreendedor na NP Solutions, foi um dos participantes. “Se você não tem uma boa internet, não faz sentido ter o melhor programa de tecnologia. Sem internet você não existe. Tudo começa em acompanhar as necessidades tecnológicas, que vai de produtos bem comprados, todo o aparato e equipamento de tecnologia. Tecnologia não é só software”, disse.

Andrezza Torres, coordenadora nacional do Sebrae, também fez suas considerações. “Engajar pela tecnologia é muito mais fácil do que engajar por outros meios. O mais importante é conversar sobre isso. No novo modelo de parceria, a tecnologia fortalece essa relação porque ela documenta os registros. A tecnologia triangula e traz saúde para as relações. Temos relações mais azeitadas e mais fluidas, mas temos que entrar em acordo para as soluções”.

Por fim, Cristina Borges, diretora de comunicação de L’Oréal, falou sobre a aplicabilidade da tecnologia nas grandes corporações. “A tecnologia em uma grande corporação realmente tem muitos processos. A forma de quebrar isso é trabalhar com lógica de startup. A lógica deles é olhar para o consumidor. É incrível e o segredo do funcionamento deles é o fato de as startups responderem às necessidades reais das pessoas. Eles acompanham os movimentos de mercado, percebem esses movimentos e os traduzem de uma forma muito rápida, sem ter medo de errar, porque errar faz parte do jogo. Na L’Oréal temos uma estrutura que nos permite testar, errar e mexer no processo em movimento, por isso temos sucesso”, finalizou.

O Fórum de Líderes de Salões de Beleza é um evento realizado em parceria entre a Beauty Fair e a L’Oréal Produtos Profissionais e tem o Sebrae e a ABSB como parceiros, além de Taiff VIS e Ikesaki Design como patrocinadores.

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