7 A 10 DE SETEMBRO
Expo Center Norte - SP
Entrar / Cadastrar

TELEVENDAS: (11) 3181-5197

WHATSAPP: (11) 97961-0275

Início NOTÍCIAS Beauty Fair 2018 Beauty Fair 2018: Sucessão familiar é tema de Seminário em Gestão de...

Beauty Fair 2018: Sucessão familiar é tema de Seminário em Gestão de Negócios da Beleza

0
360

“De pai para filho” foi o tema de uma das apresentações deste dia de conhecimento voltado a gestores de salão

Foto: Monique Carvalho

A sucessão é um processo, desde quem começou com muito pouco, até aquele que herdou de seus pais, já tendo credibilidade, portanto sabendo aprender e se dedicar para a continuidade do negócio.

Foto: Monique Carvalho

Especialista em empresas familiares, sócio da consultoria Markestrat e professor da FGV-EESP. Doutor e mestre em Administração pela FEA-USP, Fábio Mizumoto, falou sobre algumas práticas recomendadas para continuidade do negócio de pai para filho.
“Não temos uma receita pronta, cada família terá a sua, desde que comece a ensinar o seu sucessor o quanto antes”, afirma Fábio.

 

 

Os 3Cs: Comando, Combinar e Competência, tem uma relevância enorme diante da sucessão. Sendo em 1º lugar, a importância do conhecimento daquilo que você faz para se ter Comando, em 2º lugar, desenvolver o protocolo familiar, sabendo realmente quem é família, pois esse ponto é sensível para quem for realmente para sucessão. Definindo o Combinado de forma coerente, tendo legitimidade para proteção da família e em 3º lugar, a Competência diante de um plano bem alinhado para formar pessoas competentes.

 

Foto: Monique Carvalho

“Um grande exemplo desses 3Cs no Brasil, é a família Mulliez, atuando em diversos setores do País, com muitos investidores”, disse Mizumoto.

O Seminário também contou com a presença de algumas famílias que fizeram a união das gerações nos negócios de beleza, sendo eles:

  • Décio Fábio de Oliveira Júnior– consultor de empresas especializado em sucessão familiar. Fundador do IDESV – Instituto Desenvolvimento Sistêmico para a Vida, co-fundador e diretor da Ed. Atman.
  • Hélio Nakanishi–Rede de salões Hélio DIFF. Seu filho, Gustavo Nakanishi–Rede de salões Hélio DIFF.
  • Hideaki Iijima– Rede de salões SOHO Hair e seu filho Dai Iíjima –Rede de salões SOHO Hair.
  • Janine Goossens–Rede de salões Jacques Janine e sua filha Diane Goossens–Rede de salões Jacques Janine.

Diante dos cases contados e mostrados de suas histórias, Janine, que está com sua empresa há mais de 60 anos no mercado, disse, “Esses anos todos, foram regidos com amor a profissão, ao trabalho e a família.

Por Laura Mariana

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, digite seu nome aqui
Por favor digite seu comentário!